Camões – Centro Cultural Português, Luanda, 15 Janeiro 2025 | 14:00 – 19:00

Organizado pelo projeto de investigação UrbanoScenes: Imaginários Pós-Coloniais de Urbanização em Análise Prospectiva (Portugal e Angola), em colaboração com o Centro Cultural Português de Luanda e a Associação Musseke Smart, o simpósio “Visões de Luanda. Pensar o presente, Imaginar o futuro” propõe-se a discutir representações, percepções, e visões possíveis da cidade de Luanda, dando particular atenção aos imaginários urbanos que têm informado a história recente da cidade.
À equipa do projecto (Simone Tulumello, Andrea Pavoni, Lavínia Pereira, Chloé Buire e Salomé Honório) juntam-se os arquitectos Ângela Mingas, Belarmino dos Santos, e Pedro Mvemba Cidade, para uma mesa redonda, pelas 15:00 horas, que pretende explorar as diferentes perspectivas sobre o passado, presente, e futuro de Luanda, partindo do ciclo acelerado de transformações que têm vindo a (re)configurar a cidade ao longo dos últimos 20 anos.
Pelas 17:00 horas, decorrerá a exibição do filme “Ar Condicionado” (Fradique/Geração 80, 2020), à qual se segue uma conversa sobre o filme, sobre a articulação de imaginários urbanos através do cinema. Esta conversa contará com a participação de Ery Claver (cineasta, e membro da Geração 80), e diferentes membros do projecto UrbanoScenes.
Ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público, estando a entrada limitada à lotação da sala.
A este primeiro dia de discussão e reflexão, segue-se a oficina “Imaginários Urbanos e Criação Audiovisual”, a decorrer no espaço Musseke Smart (Cazenga) entre os dias 16 e 21 de Janeiro. A oficina, que conta com 15 participantes, será pontuada por momentos de formação técnica e teórica, e propõe a produção colaborativa de uma curta-metragem documental, cujo resultado será exibido no Centro Cultural Português de Luanda no dia 24 de Janeiro de 2025.
Para mais informações, é possível entrar em contacto com a equipa organizadora deste ciclo de atividades através do e-mail urbanoscenes@gmail.com.
